Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C tem sido um forte aliado na rotina de cuidados com a pele. Não à toa, ela talvez esteja, se não for a maior, entre os agentes mais indicados para o cuidado com a face. Por isso, neste post você vai entender melhor os porquês da vitamina C no rosto ser tão aclamada entre os dermatologistas. 🙌🤩
Para que serve a vitamina C no rosto?
Você já deve ter ouvido falar que ela faz maravilhas pela saúde e, no skincare, o efeito não é diferente. Esse poderoso ativo serve para prevenir o envelhecimento, deixar a pele hidratada, viçosa e ainda clarear manchas e marcas de acne.
Enquanto um poderoso antioxidante, seu poder de ação ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres, que são aquelas moléculas que aceleram o envelhecimento da pele e causam o temido envelhecimento precoce. Ela ainda estimula a produção de colágeno, a proteína que mantém o rosto firme e com aquele aspecto jovial que amamos!
Em outras palavras, ela é um daqueles ingredientes que merece um lugar garantido na sua rotina diária de cuidados com a pele, tanto pela manhã quanto à noite.
Quais os 5 benefícios da vitamina C para o rosto?
Que ela é boa, a gente já sabe, não é mesmo? Mas que tal entender um pouco mais de que forma o ácido ascórbico age na nossa pele? Fique de olho nos principais benefícios sentidos diariamente:
1. Poder antioxidante e rejuvenescedor
Para quem está na dúvida de passar vitamina C no rosto ou não, fica aqui o primeiro ponto. Quando falamos sobre a capacidade antioxidativa, significa que o ativo tem o poder de diminuir a aparência das linhas finas e dar aquela renovada na aparência da pele. É como se desse um estímulo constante para a renovação celular.
A neutralização dos radicais livres é o que freia o envelhecimento acelerado das células. Ou seja, o popular ativo de skincare faz tudo o que a gente procura em um produto para o rosto.
2. Uniformiza e combate manchas de acne e espinhas
Quem tem ou já teve manchas de acne sabe o quanto é difícil se livrar delas. A boa notícia é que o ácido ascórbico ajuda bastante nesse processo! Ele reduz a produção de melanina, responsável pela pigmentação das manchas e ajuda a clareá-las, deixando sua pele com um tom uniforme e sem aquele resquício de espinhas antigas.
Ainda que você não sofra com espinhas, vale a pena olhar no rótulo e garantir um produto com esse ácido incrível!
3. Hidrata e ilumina a pele
Além de combater as manchas e os sinais de envelhecimento, o ácido ascórbico ainda tem uma ação hidratante. Ele retém água nas camadas da pele, mantendo o rosto viçoso e com aquele brilho natural, sabe? E falando em brilho, quem não ama uma pele iluminada? É esse ativo que traz aquele glow saudável, dando à sua face um aspecto cheio de vida.
4. Potencializa a ação do protetor solar
Outro benefício que muita gente não sabe é que esse poderoso elemento ajuda a potencializar o efeito do protetor solar. Ele reforça a proteção contra os danos causados pelos raios UV, o que é super-importante, principalmente para quem vai ficar exposto ao sol sempre.
Mas não se esqueça: esse ativo não substitui o protetor solar, viu? É só um reforço para garantir ainda mais proteção. Então, nada de usar a vitamina C no rosto e não passar um filtro solar de qualidade que se adeque às características do seu tipo de pele.
5. Estimula a produção de colágeno
Como se não bastasse todos os benefícios que já listamos aqui, esse ativo ainda é considerado um elemento fundamental para a produção de colágeno — a proteína que mantém a pele firme e elástica.
Devido ao processo de envelhecimento do corpo e dos órgãos, a produção de colágeno diminui gradativamente, deixando a pele, na totalidade, mais flácida e sem firmeza. Usando o ácido regularmente, você estimula a produção dessa proteína e mantém a derme com aspecto jovial por mais tempo.
Como usar vitamina C no rosto?
A melhor forma de passar o ácido ascórbico no rosto é pela manhã, com a pele limpa. Isso permite que seus poros absorvam com maior eficiência esse elemento e auxilia com a função do protetor solar.
Usá-lo em outro momento seria deixar de explorar todos os seus benefícios na pele. Contudo, isso não significa que seu uso não é recomendado durante a noite. Durante o período de descanso noturno, a vitamina C concentrada é a melhor escolha para colher todos os benefícios desse ativo queridinho das coreanas.
Posso usar vitamina C no rosto todos os dias?
Sim, a vitamina C é super segura para uso diário! Na verdade, é até recomendado que você a use todos os dias, pela manhã e também à noite, para maximizar seus benefícios. Agora, se você está começando a usar, é bom começar aos poucos. Inicie em dias alternados até que sua pele se acostume. Procure sempre observar a reação do rosto e ajustar o uso dos produtos escolhidos conforme necessário.
Qual é a concentração ideal para os produtos com vitamina C?
Quando o assunto é a concentração da vitamina, o ideal varia de pele para pele. Por exemplo, a maioria dos séruns e cremes tem uma concentração entre 10% e 20%, e essa é uma faixa segura e eficaz para a maioria das pessoas.
Caso você tenha a pele sensível, pode começar com concentrações menores e, à medida que for se adaptando, ir aumentando essa porcentagem aos poucos. Fórmulas com concentrações maiores que 20% tendem a deixar a face mais sensível e acabam sendo excessivas para o uso constante. As indicações do médico dermatologista nesses casos são as melhores para se basear.
Pode sair no sol com vitamina C no rosto?
Sim, apesar de ser um ácido, não tem problema sair com a vitamina C na pele, mas cabe sempre aplicar um bom protetor com FPS acima de 30 após passá-la. Apesar do sol propiciar vários benefícios para o maior órgão do corpo humano e o metabolismo, quando não nos protegemos corretamente, ela acelera o envelhecimento precoce.
O que passar primeiro: hidratante ou vitamina C?
A sequência ideal após a pele limpa é: vitamina C, hidratante e protetor solar. Isso porque ela é absorvida e age facilmente quando é aplicada diretamente no rosto higienizado. Já o hidratante vai potencializar a retenção de água da pele e o protetor solar evitar a formação de radicais livres e o envelhecimento acelerado das células.
Quem tem melasma pode usar vitamina C no rosto?
A resposta é sim! O ácido ascórbico pode ser um ótimo aliado no tratamento de melasma, já que ele tem um efeito clareador e ajuda a reduzir as manchas. No entanto, deve ser usado com cautela, começando com concentrações baixas e sempre combinado com o protetor solar.
O ativo vai ajudar a uniformizar o tom da pele, mas, como o melasma é uma condição sensível, o acompanhamento de um dermatologista é sempre recomendado para garantir que o tratamento seja eficiente. Apesar de seu uso não possuir restrições iniciais, é sempre bom iniciar com concentrações menores. Comece a passar e observe como a sua pele reage, isso vale para essa poderosa vitamina, mas também para outros ativos que você tiver contato, como o retinol.
Difícil resistir aos benefícios da vitamina C no rosto, não é mesmo? Não é à toa que ela é um dos ativos mais poderosos e versáteis no skincare. Então, agora que você sabe mais sobre os benefícios desse poderoso ativo, que tal conhecer a nova linha da Océane com vitamina C, pensada especialmente para o cuidado do rosto? Te espero lá!