Beleza

Skincare: como acabar com os cravos no nariz?


Quando falamos sobre os cuidados com a pele, existem várias questões que surgem ao debate. Espinhas e alta oleosidade são bons exemplos disso. Mas, de todas as deixas, os cravos no nariz seguem no topo do ranking.

Apesar de serem pequenos, os famosos “pontinhos pretos” são pra lá de incômodos e, uma vez presentes na face, podem acabar afetando a nossa autoestima. Entretanto, será que você sabe como driblar esse cenário e eliminar de vez os cravos no nariz?

Se “não”, temos uma boa notícia: neste post, será possível encontrar alguns truques infalíveis e que, sem dúvida, te ajudarão a tratá-los de maneira segura e eficaz. Para se aprofundar, continue acompanhando a leitura, anote as nossas recomendações e comece, desde já, a manter os seus poros limpinhos. Vamos lá, bb!

Afinal, o que são cravos no nariz?

Antes de mais nada, precisamos ir direto à raiz do problema — entendendo o que são os tais cravos no nariz. Tecnicamente chamados de comedões, esses “pontinhos pretos” são considerados uma forma mais leve e sutil de acne.

Isso porque eles surgem quando os poros da pele ficam obstruídos, seja pela presença de células mortas, pela alta quantidade de sebo ou, em certos casos, por resíduos de poluição e maquiagem.

E não acaba por aí! Podemos dizer que existem dois tipos de cravos. São eles:

  • os cravos abertos: os tradicionais “pontinhos pretos”. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, essa tonalidade escura não consiste em uma sujeira, mas sim, trata-se do efeito causado pela oxidação do sebo ao entrar em contato com o ar;
  • os cravos fechados: são vistos como pequenas bolinhas na pele, em tons de branco ou bege. Podemos dizer que essas versões consistem em cravos entupidos, mas que ainda não entraram em contato com o ar. Entendido?

Os cravos no nariz

Ao contrário de outras partes do corpo, o nariz — que faz parte da zona T —, consiste em uma região que, normalmente, tende a apresentar uma elevada concentração de glândulas sebáceas. Logo, esta é uma das explicações para que os comedões estejam sempre presentes nesse local.

Quais hábitos facilitam o surgimento dos cravos no nariz?

Você pode não acreditar, mas existem vários comportamentos que podem estimular o aparecimento dos temidos cravos no nariz. Nessa lista, destacamos:

  • dormir com a make;
  • lavar muito o rosto;
  • utilizar cosméticos agressivos na face;
  • tocar a pele com a mão suja frequentemente;
  • não limpar a região corretamente ao fim do dia; aplicar produtos comedogênicos (que entopem os poros).

Como tratar os cravos no nariz?

Após entender quais são os hábitos que favorecem o surgimento dos cravos no nariz, que tal conferir algumas dicas práticas para cuidar perfeitamente da sua cútis e manter a região totalmente livre dos incômodos comedões? Espia só!

Limpe a pele todos os dias

Adotar uma rotina de limpeza diária é um cuidado essencial para evitar que haja o acúmulo de impurezas e sebo nos poros do nariz. De acordo com os especialistas, o melhor caminho é lavar a face duas vezes ao dia: logo ao acordar e antes de dormir.

Lembre-se ainda de utilizar um sabonete ou limpador facial próprio para o seu tipo de cútis. As peles mais oleosas, por exemplo, aceitam melhor os produtos com enxofre ou ácido salicílico. Já as mais sensíveis demandam produtos suaves, que higienizam sem agredir.

Esfoliação semanal obrigatória

Além da limpeza, a esfoliação é um hábito que não pode ficar de fora da sua rotina de skincare. O motivo? Esse processo serve para remover as células mortas, além de outros resíduos acumulados, com foco em renovar a região e, claro, desobstruir os poros.

Para isso, vale investir em uma esfoliação semanal, sempre evitando o procedimento em peles com muita acne ou irritadas demais.

Atualmente, também é possível encontrar dois tipos de esfoliantes: os físicos, que possuem grânulos mais delicados; e os químicos, desenvolvidos a partir de ácidos. Escolha aquele que melhor atender às necessidades da sua pele.

Skincare: como acabar com os cravos no nariz?

Hidratante não comedogênico

Ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, as peles oleosas precisam de uma boa hidratação. Entretanto, o truque para o sucesso está em escolher bem os produtos que serão aplicados na região, visando não somente hidratar, mas também equilibrar a produção de sebo.

Assim sendo, a recomendação é investir em hidratantes que apresentem uma textura levinha, preferencialmente em gel. Prefira também as versões oil-free e que, no rótulo, tenha escrito “produto não comedogênico”.

Apoio profissional

Se, mesmo após todos os cuidados anteriores, você continuar se incomodando com os cravos no nariz, o melhor caminho é procurar um profissional especialista no assunto: o dermatologista.

Durante a consulta, o médico poderá indicar alguns tratamentos para lidar com a situação, como uma limpeza de pele poderosa, um tratamento com ácido (salicílico ou glicólico) e, em casos mais severos, o uso de medicamentos.

Dicas bônus para manter a pele limpinha:

  • sempre que possível, troque as fronhas do seu travesseiro. Isso evita o acúmulo de sujeira;
  • não esprema os cravos com as unhas. Caso contrário, as chances de causar uma infecção são grandes;
  • paciência é tudo! Tenha calma e aguarde os resultados dos tratamentos. Com consistência, os efeitos serão ainda mais satisfatórios.
Skincare: como acabar com os cravos no nariz?

Como mostramos ao longo deste post, os cravos no nariz são bastante comuns. Porém, e felizmente, existem vários truques que podem ser colocados em prática por quem deseja combatê-los: como o uso dos produtos corretos e, em alguns casos, o acompanhamento de um profissional.

A recomendação, portanto, é manter uma rotina de skincare completa, sempre respeitando as necessidades da sua cútis.

E aí, amou conferir este post especial? Então, aproveite para compartilhar este link com aqueles seus amigos que também desejam driblar os cravos no nariz. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *