O mundo fashion está em constante mudança, sempre com tendências fresquinhas para rechear o nosso guarda-roupa. Entretanto, há algo que nunca sai de cena: a influência do passado nas produções atuais. Yeah, baby! Entre os hits que vão e voltam, o look retrô feminino vem se destacando como uma opção repleta de estilo, com muita personalidade e, em alguns casos, bastante história para contar.
E não se engane, viu? Muito além do que dar vida aos itens que eram usados antigamente, essa proposta tem como foco resgatar a estética de outras décadas — mas sempre adicionando aquele “tempero” contemporâneo que tanto amamos.
Sendo assim, que tal explorar tudo sobre a proposta e descobrir como garimpar os melhores looks retrôs por aí? É só conferir o nosso post especial e mergulhar no passado com a gente. Bora lá!
Desvendando o estilo retrô
Antes de tudo, queremos explicar, de fato, o que é o tal do estilo retrô. Basicamente, o termo “retrô” é originário do francês (rétrospectif) e está ligado ao fato de olharmos para trás. Já quando falamos de moda, a proposta tem como foco apresentar uma releitura moderninha de tudo o que um dia fez sucesso no passado.
Em outras palavras, não estamos falando unicamente daquelas peças, de fato, antigas, mas de criações totalmente atuais, inspiradas nos visuais anteriores — exatamente como acontece com aquelas peças que têm um toque dos anos 1950, 1960, 1970, 1980 e 1990.
Assim, um look retrô feminino pode ser composto por uma saia godê com a cintura bem marcadinha, algo que foi sucesso absoluto na década de 1950. Porém, esse mesmo traje pode conter tecidos atuais, além de recortes estratégicos e bem atualizados.
Desse modo, é possível captar a essência de outras épocas, mas sempre de olho no que está bombando em nosso tempo. Legal, né?
A diferença entre retrô e vintage na moda
Hoje em dia, é muito comum ver pessoas que confundem os termos “vintage” e “retrô”. Porém, é bacana ter em mente que eles não são sinônimos, viu? Nesse caso, a grande diferença está na origem da peça. Espia só!
-
um look vintage: é aquele original de épocas passadas com, no mínimo, 20 anos de fabricação. Uma jaquetinha jeans dos anos 1990, garimpada diretamente do brechó, é um bom exemplo disso;
-
um look retrô: são visuais recentes, inspirados em combinações antigas. Esse é o caso daquele relógio com design clássico e minimalista, que reproduz um modelo muito utilizado nos anos 1980.
Nostalgia no ar: a tendência de 2025
Como já falamos por aqui, a nostalgia é um elemento que vem marcando a temporada de 2025. Em tempos de incerteza, é normal que as pessoas comecem a buscar estabilidade — e conforto! — em memórias passadas, com referências que promovem uma sensação de acolhimento e até familiaridade. E acredite ou não: isso também acaba sendo visto na forma como nos vestimos.
E não só isso! Com as mudanças climáticas e o avanço da pauta sustentável no mundo, há um forte número de pessoas que estão preferindo adquirir os seus looks em brechós, optando assim pela moda sustentável e o consumo consciente. Afinal, quando adquirimos roupas já usadas, conseguimos reutilizá-las e, com isso, reduzimos o consumo desenfreado e estimulado pelo mercado de fast fashion.
Juntas, essas movimentações contribuem para o revival do estilo retrô na moda, reforçando que a proposta é não somente cheia de estilo e originalidade, mas também funcional e capaz de transitar entre os mais variados nichos.
Peças curingas para um look retrô
Com o passar dos anos, conseguimos observar algumas peças que se tornaram sinônimos do bom e velho estilo retrô. Quais são elas? Te contamos logo abaixo, gatinha!
-
vestido com recorte evasê: típico dos anos 1950, apresenta a cintura marcada e saia mais ampla, transbordando feminilidade;
-
calça flare: diretamente dos anos 1970, o modelo possui a barra mais larguinha, sendo ideal para pautar outfits com uma proposta boho chic;
-
blazer oversized: muito usado nos anos 1980 e 1990, esse item é confortável, transmite confiança e pode ser usado no office ou fora dele;
-
jardineira em denim: um item que também marcou os anos 1990. É ótimo para quem a-do-ra uma produção casual e descomplicada.
3 dicas para montar looks retrô
Montar um look retrô feminino é a maneira certa de expressar a sua personalidade, com muita criatividade e diversão. O mais interessante? É que, ao abraçar essa ideia, você não precisa seguir regras, nem utilizar peças de uma só data.
Nos próximos tópicos, te ensinamos como adotar essa proposta no dia a dia com total praticidade.
1. Aposte em marcas retrô
Atualmente, inúmeras marcas — nacionais e gringas — estão investindo em coleções totalmente inspiradas nas décadas passadas. Em outras palavras, essa é uma chance e tanto para você garantir roupas incríveis, atuais e com uma estética retrô.
2. Escolha as estampas certas
Outra maneira de montar looks retrô é adquirir roupas em estampas que fizeram sucesso em outras décadas, mas que estão marcando coleções atuais. Esse é o caso de alguns padrões clássicos, como o poá (anos 1950), as listras horizontais (anos 1960), os florais pequenininhos (anos 1970), o xadrez vichy (anos 1960) e os prints geométricos ou psicodélicos, que bombaram nos anos 1970.
3. Capriche nos acessórios
Ainda que você esteja vestindo uma combinação mais contemporânea, há a possibilidade de adicionar uma dose retrô em seu outfit. Como isso é possível? Simples: com a ajuda dos acessórios! Práticos e eficientes, eles conseguem transformar qualquer visual em um piscar de olhos, sendo eles:
Viu só, fashion girl? Com essas dicas, não há dúvida: montar um look feminino retrô é mais fácil do que parece.
Agora, aproveite essas inspirações e acesse o site da Mondaine. Lá, é possível encontrar relógios fantásticos, que remetem aos anos passados e que estão prontinhos para brilhar em seus visuais atuais. Corra!