A gente faz isso desde pequeno: aprende a tomar banho e a lavar o cabelo, certo? Mais ou menos, na verdade. Na maioria das vezes, a gente não sabe muito bem qual é a importância de higienizar os fios de uma forma que garanta hidratação e limpeza na medida certa.
Por isso, se você possui dúvidas sobre como lavar seu cabelo corretamente e deixá-lo lindo com pouca manutenção, siga os 8 passos que contaremos neste post. Aqui, você vai entender mais sobre a abertura de cutículas capilares e por que passar muito shampoo só faz você gastar mais dinheiro. Venha conferir!
1. Umedeça os fios com água morna a fria
A temperatura da água importa muito. Assim como o pH dos produtos, o calor possui a capacidade de modificar a estrutura do fio, pois faz com que as cutículas da fibra capilar fiquem abertas ou fechadas. Ainda que no início da lavagem, a gente estimule a abertura da cutícula para haver a limpeza e a entrada de nutrientes, realizar isso através do líquido quente pode estimular a desidratação do fio.
O ideal é que a temperatura da água esteja entre 35 °C e 37 °C. Mas como a gente não anda com um termômetro debaixo do braço para medir a temperatura da água antes do banho, coloque a parte de dentro do punho na água e conte até 5. Se for tranquilo suportar a temperatura, então pode umedecer tranquilamente seus fios!
2. Use um shampoo adequado para o seu tipo de cabelo
Escolher um shampoo que se adeque às necessidades do seu tipo de cabelo ajuda muito o fio a se manter hidratado e limpo. Isso porque existem madeixas mais oleosas, porosas, tonalizadas, quimicamente tratadas e outras definições que te ajudam na hora de selecionar o melhor produto capilar.
Por exemplo, composições para cabelos oleosos têm menos óleos na formulação e maior poder de limpeza, o que pode ser muito ruim para fios crespos e cacheados que tendem a ser mais secos. Não usar o shampoo ideal pode ser um dos motivos de você não obter os resultados que procura após uma lavagem.
3. Utilize pouco shampoo e, se necessário, lave 2 vezes
A gente imagina que quanto mais espuma, mais limpeza, certo? Só que não é bem assim que funciona. Lotar o cabelo de shampoo não torna a limpeza mais eficiente, pelo contrário, tende a aumentar muito o gasto com esse produto. O que não tem necessidade.
Quem deseja realmente saber como lavar o cabelo corretamente precisa dar um pouco mais de atenção nesse ponto. O ideal é que você utilize uma quantidade equivalente a uma moeda de 1 real na palma da mão, ou, em alguns casos, no máximo 1/4 da palma da mão.
Espalhe o produto na raiz do cabelo. O excedente da espuma escorrerá pelo fio e limpará a fibra toda, não precisa se preocupar em passar o shampoo nessa região, foque na raiz. Depois de enxaguado, caso você julgue que a madeixa não está totalmente limpa, repita o procedimento, mas não aumente a quantidade de produto, combinado?
4. Faça movimentos circulares na raiz do cabelo
Hora de falarmos de como lavar o cabelo corretamente para crescer. Afinal, os movimentos que fazemos no couro cabeludo não servem somente para fazer espuma e abrir as cutículas, eles também estimulam a circulação sanguínea e a nutrição das células responsáveis pelo crescimento da fibra capilar.
Massageie de 1 a 3 minutos toda a raiz do cabelo e priorize o movimento circular com a ponta dos dedos. A pressão colocada deve ser moderada. Ah, e nada de esfregar a parte alongada dos fios, o foco é no couro cabeludo. A parte alongada do cabelo necessita de uma limpeza suave.
Para isso, você pode somente deixar o excedente do shampoo passar pelo comprimento do fio, abrindo as cutículas. Não tem como ter uma rotina de haircare sem esse princípio básico: não esfregue nem retire os nutrientes presentes ao longo das fibras capilares.
5. Retire todo o shampoo com água corrente
Novamente, a importância da água e de retirar todos os resquícios de produtos da fase anterior. Afinal, ele é de uso pontual e o cabelo precisa estar preparado para receber o condicionador ou a máscara de tratamento, quebrando os óleos e as proteínas que nutrirão o cabelo.
Vale a pena ressaltar aqui que o uso da máscara de tratamento não é algo que deve estar presente em toda a lavagem, mas é importante que, quando usada, seja sempre depois do shampoo e antes do condicionador. A menos que as especificações do produto recomendem outra sequência.
6. Passe o condicionador nos fios e evite contato com a raiz
Na hora de passar o condicionador, o foco é no comprimento do fio, nem pense em colocá-lo na raiz do cabelo, de modo algum! Isso pode aumentar as chances de desenvolver foliculite capilar ao tapar os poros do cabelo, além de contribuir para aumentar a oleosidade.
Aproveite esse momento em que o cabelo está emoliente e desembarace os fios. Comece sempre das pontas e vá subindo conforme for tirando os nozinhos. Esse momento é importante para fechar as cutículas do fio e mantê-lo macio, hidratado e sedoso.
Ah, e sempre que utilizar cremes e máscaras de tratamento, não se esqueça de usar o condicionador depois. Ele garantirá que os nutrientes ofertados e absorvidos se mantenham na fibra capilar.
7. Enxágue o cabelo com água em abundância
Na etapa de enxágue, vale a pena evidenciar a necessidade de retirar todo o produto dos fios. Isso é necessário porque, quando ficam resíduos dos condicionadores intitulados “com enxágue”, a fibra capilar pode mudar de cor por conta da oxidação intensa e acelerada, que é provocada pelo produto.
Certifique-se de que todo o condicionador saiu do cabelo e, se quiser melhorar ainda mais o brilho do fio, reduza a temperatura da água. A temperatura gelada estimula o fechamento das cutículas, sendo um excelente procedimento para quem possui os fios porosos.
8. Penteie os cabelos e finalize com produtos de proteção
Cabelo lavado corretamente, está na hora de finalizar! Depois do enxágue, seque os fios com a toalha cuidadosamente. Evite torcer a fibra e esfregar a toalha na cabeça para não desalinhá-los e, na sequência, aplique óleos de proteção térmica, creme de pentear e mousses, por exemplo.
Nesse momento, é importante inserir produtos que vão proteger o cabelo durante o dia a dia e aplicar ativos que vão moldar os fios conforme as suas características naturais. Desse modo, seu cabelo se manterá bonito e alinhado por mais tempo. Pronto para ser renovado na próxima lavagem, que deve ser realizada de acordo com as características do fio.
Cabelos lisos e ondulados tendem a ser oleosos na raiz. Por isso, lavá-los a cada dois ou três dias é uma prática saudável. Já os cabelos cacheados e crespos, como são mais secos e acumulam menos oleosidade no couro cabeludo, é possível higienizá-los de uma a duas vezes por semana, sem nenhum problema.
Saber como lavar o cabelo corretamente ficou fácil com esses 8 passos simples e efetivos para a sua saúde capilar. E não esqueça de procurar por produtos de qualidade que ofereçam os cuidados de que seus fios necessitam. Conheça uma alternativa ainda pouco explorada nessa esfera de cuidado capilar: os óleos essenciais e seus efeitos nos fios.
Vale muito a pena inseri-los no seu cuidado capilar. Te espero lá, até!