Me cuido

Sintomas e tratamentos para a inflamação


A acne grau 4 é uma das formas mais graves da inflamação dermatológica. Ela gera cistos grandes, nódulos inflamados e abscessos na pele. Além de afetar a nossa autoestima profundamente, essa condição causa lesões profundas e dolorosas, com risco de deixar cicatrizes permanentes.

A observação é uma ótima forma de identificar a acne conglobata (outro nome para acne nível 4). Entretanto, é importante buscar um dermatologista para realizar um diagnóstico preciso e recomendar o melhor tratamento para você. Venha conhecer as características e os tratamentos para essa inflamação.

O nível 4 da acne é aquele onde as espinhas, nódulos e cistos ficam mais visíveis, deixando nosso rosto marcado e exigindo mais esforço para disfarçar espinhas com maquiagem. A textura facial também é afetada, afinal, surgem cicatrizes irregulares que deformam a área afetada.

De maneira geral, os sinais mais comuns da acne grau 4 são:

  1. Espinhas grandes e doloridas: são os cistos e nódulos inflamados, que podem ser cheios de pus;
  2. Inchaço e áreas inflamadas: aparecem em áreas grandes, com calor e vermelhidão;
  3. Cicatrizes profundas: marcas permanentes que podem surgir devido à inflamação intensa;
  4. Pele irritada: a face fica muito vermelha, sensível e pode causar sensação de queimação;
  5. Cicatrização lenta: as espinhas demoram para sarar e podem continuar inflamadas por mais tempo.

O grau severo de acne pode ocorrer com qualquer pessoa, mas acomete principalmente homens. A principal explicação disso se dá aos elevados níveis de testosterona, um hormônio androgênico que aumenta a produção de sebo nas glândulas sebáceas. Isso favorece o desenvolvimento da inflamação mais grave.

Tratamentos populares para a acne conglobata

Sabemos que essa condição dermatológica mexe profundamente com a nossa autoestima. Entendemos que isso impacta cada pessoa de uma forma diferente, mas gerando, por vezes, sentimentos de tristeza, ansiedade social e até vergonha. Só que você não está sozinho nessa, e quer saber do melhor? Existem inúmeros tratamentos possíveis atualmente. Vamos começar apresentando os mais populares!

Antibióticos orais

Os antibióticos agem para combater a Propionibacterium acnes, responsável pela inflamação e infecção nos poros. Eles atuam para reduzir a inflamação e a infecção, enquanto controlam a proliferação da bactéria e diminuem gradativamente a dor.

Os antibióticos mais comuns são eritromicina, clindamicina e tetraciclina (doxiciclina, minociclina). Todos devem ser prescritos por meio de recomendação e acompanhamento médico. Ah, é sempre importante entender quais são as restrições e efeitos colaterais possíveis.

Medicamentos orais

Muito conhecida por aí, a isotretinoína é um dos remédios mais fortes com relação ao tratamento para a acne. Embora traga efeitos significativos no combate às espinhas e na produção de sebo, o medicamento oral possui inúmeros efeitos colaterais, como secura excessiva da pele, lábios e mucosas. Além dos potenciais efeitos adversos graves ao organismo, por exemplo, danos hepáticos ou efeitos sobre o colesterol, requerendo monitoramento médico rigoroso.

Terapias a laser

As terapias a laser podem ser usadas para tratar as formas mais graves da acne, como os níveis 4 e 5. As luzes ajudam a reduzir a inflamação e a cicatrização. Essa alternativa é buscada, geralmente, quando outros tratamentos não funcionaram ou para reduzir manchas e cicatrizes pós-acne.

Sem sofrimento com efeitos colaterais: o skincare para acne nível 4

O cronograma de skincare pode ser facilmente adaptado para combater o nível 4 da acne. Por ser uma forma grave da inflamação, recomendamos fortemente uma consulta ao dermatologista para realizar uma rotina personalizada para você.

Algumas etapas e ativos podem ser explorados para realizar o skincare para acne. Entretanto, sempre observe a reação da sua pele para notar como ela está reagindo ao uso de ácidos fortes, combinado? Qualquer dúvida, procure a ajuda de um profissional qualificado.

Limpeza: use gel de limpeza com ácido salicílico

Toda boa rotina de skincare precisa de uma limpeza adequada para remover todos os resquícios de sujeiras. Isso é extremamente importante para evitar agravamento da inflamação. Para isso, lave o rosto de manhã e à noite com o gel de limpeza de ácido salicílico da Océane.

A composição traz a quantidade adequada do ativo e combina com outros ingredientes poderosos para cuidar e tratar a saúde facial, como Camomila e Extrato de Aloe Vera. O produtinho perfeito para começar sua skin contra a acne grau 4!

acne care cream oceane

Tonificação: borrife um tônico facial com aloe vera

O próximo passo para tratar a acne severa é a tonificação. Essa etapa ajuda a restaurar o pH da pele após a limpeza, fechando os poros e preparando o rosto para o próximo passo da rotina. Opte por um tônico com aloe vera para acalmar a derme. As propriedades anti-inflamatórias também ajudam a reduzir a irritação e a vermelhidão típicas nesse grau de inflamação.

Tratamento: alterne entre séruns com ácidos

Podemos dizer que os ácidos são o pulo do gato para tratar a acne sem sofrer os efeitos colaterais que podem surgir nos tratamentos convencionais. Entretanto, é importante dosar a quantidade de ativos que serão incluídos na rotina para não correr o risco de ressecar demais a face.

Uma ótima solução para quem está iniciando a rotina com ativos potentes é combinar os séruns de ácido salicílico (4 vezes por semana) com ácido hialurônico (3 dias na semana). Assim, você tem o match perfeito entre reduzir a oleosidade, combater as bactérias e hidratação para evitar o ressecamento.



Hidratação: aplique hidratante com extrato de pérola

Que toda pele precisa de hidratação, você já sabe! Mas essa etapa é ainda mais valiosa para quem está em tratamento contra a acne porque o rosto tende a ficar ressecado com o uso dos ácidos. Sendo assim, não deixe de incluir um hidratante com extrato de pérola para fortalecer a barreira cutânea, prevenir a desidratação e melhorar a aparência geral da face, deixando-a mais suave e luminosa.

creme acne care cleanser

Proteção: utilize protetor solar durante o dia

O uso de ácidos deixa o rosto mais sensível à luz solar, por isso, mais do que nunca, inclua o protetor solar na sua rotina matinal de skincare. Aplique o produto facial generosamente sobre a face, pescoço e áreas expostas sempre 20 minutos antes da exposição ao sol, combinado?

É possível dizer adeus à acne grau 4. Atualmente, existem vários tratamentos, inclusive opções eficientes que dispensam os efeitos colaterais, como o skincare aliado aos ácidos adequados para o seu caso. Consulte um dermatologista para iniciar seu tratamento com segurança!

Aproveite para conhecer alguns causadores dessa condição, como a acne fúngica. Até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *